segunda-feira, 12 de abril de 2010

Directores escolares em seminário de capacitarão em Benguela




Mais de setenta directores de escolas e técnicos da direcção provincial de Educação em Benguela participam desde segunda-feira, nesta cidade, num seminário sobre "Avaliação dos projectos educativos da escola e do Micro projectos", no âmbito do Projecto de Apoio ao Ensino Primário.
O evento, com a duração de três dias, visa fortalecer a capacidade dos directores escolares do ensino primário e técnicos da educação sobre os conceitos e procedimentos de avaliação do (PEE), projecto educativo da escola e micro projectos.
Os participantes, durante o seminário, que está a ser ministrado por quadros da direcção provincial da Educação, rever e consolidar conceitos sobre o PEE e micro projectos, identificar os indicadores e praticas pedagógicas para avaliar o PEE e micro projectos e realizar exercícios práticos de avaliação com formulários elaborados.
De acordo com o director provincial de Educação Ciência e Tecnologia, Joaquim Domingos Pinheiro, que falava no acto de abertura, o seminário é mais uma jornada de trabalho que servirá de troca de experiência e método de aprendizagem para os participantes, no sentido de melhorar a gestão das escolas.
 Salientou que a experiência de cada um dos directores deve ser socializada, para avaliar projectos e micros projectos, bem como servir de instrumento de comparação para melhor tomada de decisão.
 Acredita que o sector pode fazer muito mais, potencializar os conhecimento que as crianças trazem de casa, do meio ambiente, da comunidade e transformar em aprendizagem significativa em competência e ferramenta para a vida.
O projecto é uma estratégia educativa que nasce da necessidade de assegurar, em cada escola, um plano consensual entre directores, professores, alunos, pais, encarregado de educação, autoridade do governo, tradicionais e comunidade local
sobre como melhorar a organização da escola e garantir a aprendizagens essências das crianças.
   
Evento do género realizou-se nos últimos quarto dias, no município do Cubal, 171 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, onde foram capacitados directores de escolas, coordenadores comunais e responsáveis pela estatística da repartição municipal de educação.
O seminário, enquadrado no programa de apoio ao sistema de ensino primário-PAEP, com vista ao fortalecimento das suas capacidades técnicas, visou ainda potenciar os responsáveis de diferentes escolas sedeadas no município do Cubal, com informações sobre a estatística escolar como suporte da gestão do sistema educativo.

1 comentário:

  1. Se continuarmos a apostar na Formação do Angolano, teremos um País Desenvolvido .....

    ResponderEliminar